09 abril 2008

Rescaldo do VII Oppidana

Foi com enorme prazer e alegria que a Augustuna esteve presente no VII Oppidana, festival já com créditos firmados no panorama tunante nacional, o qual este ano contou com também com a presença da Tuna da Universidade Católica Portuguesa do Porto, Tuna Universitária de Aveiro, Luz&Tuna - Tuna da Universidade Lusíada de Lisboa.

Quando chegámos à cidade da Guarda nem tempo tivemos de entrar no bar da associação para beber um fininho pois a hora já era tardia e ainda não tínhamos jantado. Assim sendo, e já bem acompanhados pelas incansáveis guias, fomos repor as energias com um belo de um repasto muito bem “regado”, vingando-nos assim da não muito longa, mas cansativa jornada que foi a viagem até à cidade mais alta de Portugal. Acabado o jantar andamos a dar umas voltinhas com as guias por bares a fechar e que já não serviam mais cerveja e fomos ter à “Catedral” onde uma múmia andava a exorcizar as pessoas que por ele passavam. De referir que nessa noite marcamos uma sessão de porrada com os Jograis para as 6:50 mas estávamos todos no café a fazer os nossos pedidos para o pequeno-almoço que nos esquecemos...

Sábado foi um dia muito emotivo que começou da melhor maneira. O quarto do Rabeca e o do Falo cheirava a chulé e o Langonha que andou a acordar toda a gente a dizer que só via Guarda por todo o lado. Depois de acordarmos fomos comer os "magníficos" petiscos da cantina e esperar pela carrinha para levar os instrumentos para o TMG. Enquanto esperámos pela carrinha deu para começar a emborrachar a guia Érnia, que nessa noite acabou na companhia de "São Gregório”...
Durante o nosso festim na cantina íamos recebendo notícias de Braga e houve uns percalços com a viatura que transportava os nossos colegas. Nada que não se resolva, mas temos de deixar aqui o agradecimento à Copituna pela compreensão (se houver queixas quanto ao tempo de espera pelo início do espectáculo, confessamos aqui….a culpa foi nossa!!) Apesar do "chaço" que o nosso querido tuno Dromedário levou para a cidade da Guarda, a actuação correu muito bem e saímos do palco com o sentimento de que “tudo está bem quando acaba bem”.

Como já aconteceu no passado, o festival teve lugar no Teatro Municipal da Guarda que contava com condições excelentes e um público ainda melhor que acarinhou as tunas do inicio ao fim.

(Estiveram presentes a concurso a Tuna Universitária de Aveiro, a Tuna da Universidade Católica Portuguesa - Porto e a Luz&Tuna - Tuna da Universidade Lusíada de Lisboa.)

No final o júri atribuiu os prémios do seguinte modo:

MELHOR TUNA - Tuna da Universidade Católica Portuguesa-Porto
MELHOR SOLISTA - Tuna Universitária de Aveiro
MELHOR INSTRUMENTAL - Tuna da Universidade Católica Portuguesa-Porto, ex-aequo Tuna Universitária de Aveiro
MELHOR PANDEIRETA - Tuna da Universidade Católica Portuguesa-Porto
MELHOR PORTA-ESTANDARTE (BANDEIRA) - Tuna da Universidade Católica Portuguesa-Porto
TUNA SIMPATIA: Tuna da Universidade Católica Portuguesa-Porto (decidido pelas guias do festival)
TUNA MAIS TUNA: Tuna Universitária de Aveiro (votado pela tuna organizadora)
Foi ainda atribuída uma Menção Honrosa à Tuna Universitária de Aveiro pela sua prestação em palco.

2 bitaites:

Jagunço disse...

Ó Bush pensei que tambem ias falar, neste teu testamento, do novo "ramo de negócio" do Rabeca e do seu catálogo.

Anónimo disse...

O catálogo dos Rabeca já saiu?? Terá ele novidades e promoções? Terá alguma coisa que não valha um?...